Nível Intermédio

Teorema de Pitágoras

A aplicação ilustra uma demonstração geométrica do Teorema de Pitágoras:

“Num triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.”

Este teorema é um dos muitos resultados cuja descoberta é atribuída a Pitágoras, embora ele já fosse conhecido num caso particular: um texto chinês, escrito cerca de 1100 a. C., contém uma demonstração para o caso em que as dimensões dos lados do triângulo retângulo são 3, 4 e 5, demonstração essa que é válida para qualquer triângulo retângulo.

Geometricamente este teorema pode traduzir-se na forma seguinte:

A soma das áreas dos quadrados A e B, construídos sobre os catetos de um triângulo retângulo, é igual à área do quadrado C, construído sobre a hipotenusa.

Existem muitas demonstrações do teorema de Pitágoras, tanto com características algébricas como com características geométricas.

A demonstração que apresentamos baseia-se numa decomposição do quadrado B em quatro quadriláteros iguais, como se ilustra na figura.

  • Saber mais!

    Como construir os quatro quadriláteros que preenchem o quadrado B? A aplicação seguinte ilustra como obter esta decomposição.