Nível Básico

Ciência e Técnica

O método usado pelos jardineiros para o traçado de canteiros elípticos ilustrado na aplicação não é mais do que a concretização mecânica da definição geométrica da elipse:

Elipse é o lugar geométrico dos pontos do plano tais que a soma das distâncias a dois pontos fixos, os focos da elipse, é uma constante maior do que a distância entre os focos. 

Assim, basta fixar em dois pontos F e F’, os focos, as extremidades de uma corda com comprimento superior à distância entre eles, e fazer deslizar sobre o terreno uma estaca de modo a manter a corda esticada.

A circunferência é uma elipse com focos coincidentes.

  • Saber mais!

    Com Kepler (1571–1630) surgiu a associação da elipse com o mundo físico na trajetória dos planetas.

    Lei das órbitas elípticas:
    Os planetas movem-se em órbitas elípticas em torno do Sol, que ocupa um dos focos da elipse.

    Os focos, além de permitirem definir as cónicas geometricamente, conferem-lhes propriedades refletoras. Numa elipse, qualquer raio emitido a partir de um foco reflete-se passando pelo outro foco.

    Esta propriedade é utilizada para a obtenção de boas condições acústicas, nomeadamente nas salas de espetáculo. A sala do Teatro Nacional de São Carlos tem forma elíptica, com os focos situados na frente do palco e no lugar do rei.

    Os dispositivos de iluminação odontológicos constituem uma aplicação ótica da propriedade refletora da elipse. Incorporam um espelho com a forma de um arco de elipse e uma lâmpada colocada num foco, para que a luz seja concentrada pelo espelho no outro foco, permitindo iluminar o local desejado sem causar desconforto ao paciente.